quinta-feira, 25 de junho de 2009

QR Code

atualizado....
O QR Code é uma tecnologia que poucas pessoas no Brasil conhecem. Trata-se de um aplicativo gratuito para qualquer celular que permite ao usuário apontar a câmera para uma figura, que é na verdade um código de barras 2D, e o programa transforma a imagem em uma informação específica. Na verdade o QR é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por cameras digitais em formato VGA, como as de celulares.

Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na entediante tarefa de adicionar dados em telefones celulares. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.

A empresa Kaywa, em parceria com a inglesa Lendorff, criou um cachecol geek com seu código de barras, o Invader Scarf:
QRcodes em Ponto de Ônibus


QRcode e a Pepsi
Pequeno trecho da matéria: A Pepsi do Reino Unido, está inserindo QR Codes em mais de 400 milhões de embalagens e nas prateleiras onde ficam seus produtos, para direcionar seus clientes a um site mobile especialmente criado para a campanha. Os consumidores fotografam os códigos com seus celulares, e o aparelho os direciona para o site no qual podem assistir a um vídeo clip do Rusty, ver fotos da Pepsi com os melhores acontecimentos da internet, fazer download de games para celular e baixar outros conteúdos gratuitos todos os dias.

QRcode em Lapides !!!
Uma empresa japonesa chamada Ishinokoe resolveu dar um toque mais hightech até mesmo onde os mortos nipônicos descansam em paz. Isso porque a companhia criou uma lápide com código de barras, onde os visitantes passam a câmera do seu celular sobre ela e acessam fotos, depoimentos e outras informações sobre o falecido.
Segundo a agência de notícias Reuters, a idéia da empresa é criar um espaço onde as memórias e lembranças da pessoa possam ser honradas. Além disso, o código armazenará uma relação dos visitantes que fizeram uso da tecnologia.
O código de barras usado nas lápides pertence ao padrão QR, sendo bidimensional e também é muito usado no Japão, nos mais variados produtos. Eles serão instalados em um compartimento com lacre do túmulo, onde somente os parentes terão o acesso para o manuseio dos dados. A lápide hightech custará US$ 10 mil e já está à venda em terras nipônicas.






No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop* em dezembro de 2007.


Mais tarde a Nova Schin* publicou um anúncio com o código em junho de 2008.

A Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008.


Também em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen aproveitou o código para uma pequena ação em sua estande.

O Jornal A TARDE, localizado na cidade de Salvador - Bahia tem usado o QR Code desde 10 de dezembro de 2008. Foi o primeiro jornal impresso no País - reconhecido pela Associação Nacional de Jornais(ANJ) - a utilizar o código em suas páginas como selo integrador de mídias; levando o leitor do papel-jornal ao dispositivo móvel(celular).


* Se salvar as imagens aplicar um zoom, poderá ver as propagandas com o QR code.

O QR Code está sendo cada vez mais utilizado em anúncios publicitários, videoclipes e uma série de outras situações.


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