quinta-feira, 23 de julho de 2009

Antena Wireless Caseira

Wireless? O termo Wi-Fi (Wireless Fidelity) é o termo usado para receptores de rádios. O termo começou a ser usado no Reino Unido, logo depois que uma rádio começou a transmitir para outros sinais. É um protocolo de comunicação sem fios, projetado com o objetivo de criar redes wireless de alta velocidade e que não faz mais do que transferir dados por ondas de rádio em freqüências não licenciadas. É precisamente pelo fato de serem freqüências abertas, que não necessitam de qualquer tipo de licença ou autorização do regulador das comunicações para operar, ao contrário das demais áreas de negócio, o que as torna tão atrativas. No entanto, para uso comercial é necessária licença da Anatel. No uso moderno, wireless se refere a comunicação sem cabos ou fios e usa principalmente freqüência de radio e radiação infravermelha. Por exemplo: Wi-Fi, InfraRed (infravermelho), bluetooth e Wi-Max. Sua aplicação pode ser dividida de duas formas: Indoor, quando se trata, por exemplo, da comunicação em rede de computadores que estão numa mesma sala ou prédio, ou Outdoor, quando há necessidade de uma comunicação estendida, ou seja, numa grande empresa ou mesmo num campus universitário, onde há necessidade de comunicação com outros prédios situados num mesmo local geográfico.


Antena Wireless Caseira

O objetivo deste tutorial é o de explicar como criar uma antena wireless recorrendo a uma lata de batatas fritas Pringles (as famosas Cantennas), basicamente uma variação das YAGI com 8 a 12 dB de ganho. O resultado final:



Materiais
- Lata de Pringles (bem limpa e sem gordura das batatas )
- Um conector N-FEMEA, ou algum outro que possa substituí-lo (para ligar a antena no pigtail); - Cerca de 3,2cm de fio de cobre tamanho 12 (usados nos fios de antena ou corrente nas nossas casas);
- Parafuso grande sem cabeça;

- 10 Porcas;
- 5 arruelas (anilhas);

Fase I- Receptor
I. Para começar temos que medir 8,4cm do fundo da lata e fazer um buraco de encaixe para o conector (N-FEMEA). (Atenção que centro desse buraco terá que estar a 8,4 cm do fundo da lata O objetivo é colocar nesse buraco o Conector N-Femea que deverá ficar preso e justo.



II. Depois vamos pegar no pedaço de fio de cobre e retirar o plástico de proteção. Com uma faca ou assim temos que remover o verniz (brilho) que protege o cobre.
III. Feito isto temos que encaixar o fio de cobre no conector N-Femea e soldá-lo ao conector.
E pronto temos o coletor que iremos depois ligar ao pigtail: (Atenção ao cortar o fio de cobre pois o fim dele tem que ficar exatamente no centro da lata)
IV. Agora coloca-se o coletor no seu lugar já definido na lata. Não esquecer que o fim do fio de cobre tem que ficar exatamente ao centro da lata)




V. Agora é preciso fixar a conector na lata. Para isso podemos usar uma pistola de silicone. (Mesmo usando outras opções a intenção é fixar de forma a não ser possível que se mova.)





Fase II- Antena
VI. Agora a construção efetiva da antena. Pega no parafuso, mede exatamente 15 cm e corta-o neste ponto. Depois é colocar as porcas e arruelas para formar a antena.

VII. Devem ser colocadas as porcas e arruelas segundo a imagem abaixo. Garantindo que todas
ficam aproximadamente a mesma distancia entre si.

VIII. Como dica será aconselhável colocar uma tira de cartão do diâmetro interior da lata na última arruela para evitar que o parafuso se mexa. E já agora colocar também a tampa da lata na última arruela.
IX. E pronto agora basta colocar tudo dentro da lata. (Atenção: O fio de cobre que está lá dentro não pode tocar no parafuso. Deverá ficar o mais próximo possível, mas sem que se toquem) E está pronta a antena wireless. Basta ligar o pigtail a antena e ao PC e testar o sinal obtido.


Obs.: Existe uma adaptação do tutorial original, que tem um conector “N” fêmea e um fio de cobre: Encaixe o adaptador USB dentro do buraco, deixando bem perto do parafuso (não deixe encostar) e coloque umas tiras de papelão para segurá-lo para que não caia. Se quiser, passe um pouco de cola quente só para fixar.

Confira Outras fotos para a Antena
(clicar para aumentar)



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Será que isso funciona mesmo ?
    ta parecendo ser um pouco complicado de fazer, mas é muuito legal.

    ResponderExcluir
  3. Bacana tava doido para saber como fazer!!!
    Deve realmente ser um pouco enjoadinha de fazer, mas meu amigo FUNCIONA mesmo (Amplia sinal de rede).

    ResponderExcluir
  4. como é o conector do pc é com usb?

    ResponderExcluir
  5. Caro Leandro, Ja vi esta antena com 2 metodos:
    1- Um extensor USB mesmo, conectado ao PC e dentro da antena (como na ultima figura)
    2- Como na 1 figura o fio é conectado ao N-femea e precisa estar proximo ao PC (Pois sao ondas de radio, e nao necesariamente precisa estar conectado) oq ele faz na verdade é direcionar as ondas e Amplia sinal de rede. NAO CRIA MILAGRES. hehheehhe

    ResponderExcluir
  6. Não é preciso conetar o pigtail ao computador, pois não?

    ResponderExcluir